ActivoBank adota Power Management Cockpit para aumentar a performance do Banco

  • Solução inovadora implementada em 4 meses pela Singularity Digital Enterprise permite ao banco acompanhar os principais indicadores de negócio de forma mais rápida e estruturada
  • O desenvolvimento e implementação do Power Management Cockpit contribui para um processo de tomada de decisão mais sustentado

Desde a sua abertura em 1994 que o ActivoBank assumiu, no setor da banca, a inovação como parte do seu ADN. A sua relação com os clientes pauta-se pela simplicidade e transparência, tendo vindo a investir em tecnologia e processos que permitam aprofundar esta relação de acordo com estes princípios.

Na procura constante da inovação para a simplificação de processos, o ActivoBank desafiou a Singularity Digital Enterprise para a adoção de uma solução de compilação de informação analítica e de gestão, com o objetivo principal de tornar mais eficiente o processo de análise e tomada de decisão aos diferentes níveis da estrutura do banco.

Segundo a Gartner, o processo de tomada de decisão pelos gestores tem vindo a aumentar de complexidade e o Power Management Cockpit®, a solução proprietária da Singularity Digital Enterprise, permite a agilizar o processo de tomada de decisão por parte da gestão e contribui para o aumento da performance das organizações.

Em apenas 4 meses, a Singularity Digital Enterprise, em conjunto com a equipa do banco, implementou o Power Management Cockpit® passando esta ferramenta a ser utilizada diariamente no acompanhamento dos principais indicadores de gestão.

Com o Power Management Cockpit® acede-se rapidamente aos principais indicadores do negócio, atualizados de acordo com diferentes periodicidades. A partir da visualização inicial é possível explorar e aprofundar as informações e KPI concretos de uma unidade de negócios ou departamento, entendendo as causas dos desvios ou prever alguns indicadores de negócio para melhorar a gestão.

Destacam-se como principais benefícios do Power Management Cockpit®:

  • Acompanhar a evolução dos principais indicadores do negócio através de um conjunto significativo de dados detalhados
  • Apoiar uma decisão de negócio informada com base em indicadores fiáveis e uniformes
  • Explorar novos insights e prever a evolução do negócio

De acordo com António Bandeira, CEO do ActivoBank, que apresentou este caso de sucesso no Building the Future 2022, “Com o Power Management Cockpit temos hoje um conjunto de quase 400 indicadores que nos dizem, em cada momento, o que precisamos de saber para termos uma adequada visão e acompanhamento do negócio.

“Focarmo-nos naquilo que é essencial, organizar a informação e criar a capacidade de dar continuidade ao processo no sentido de preparar o futuro é absolutamente vital e eu acho que isto se conseguiu com o projeto de parte a parte. Tivemos equipas que apostaram num desenvolvimento e numa arquitetura que hoje nos permite crescer. Todos os dias vamos tendo novas necessidades, e agora temos uma arquitetura que nos permite crescer trazendo para cima da mesa aquilo que é realmente importante relativamente aos principais indicadores para o banco”, referiu António Bandeira.

Com o Power Management Cockpit foi possível definir uma arquitetura de referência da informação, organizar processos de recolha desta informação que não só nos permitiram de uma forma regular esta recolha, mas acima de tudo, nos deram uma capacidade de poder crescer à medida que vamos necessitando de incorporar nova informação.  

Montámos uma estrutura que permite uma visão de alto nível, mas que também nos dá a visão de detalhe sobre cada um dos indicadores que incorporámos na solução, e estas foram talvez as principais razões que nos levaram ao desenho e implementação desta solução com a Singularity Digital Enterprise.”

Para Pedro André Martins, CEO e fundador da Singularity Digital Enterprise, “Sinto um grande orgulho na Singularity Digital Enterprise por mais uma implementação de sucesso do Power Management Cockpit® e pelo impacto que a solução trouxe ao ActivoBank. Este é a nossa primeira implementação do Power Management Cockipt® no setor bancário, mas estou certo de que outros se seguirão, sendo já considerado uma referência nacional pela Microsoft. Hoje, como nunca, os gestores têm de ter ferramentas como o Power Management Cockpit® para controlar, monitorizar e antecipar o seu negócio”.