Singularity Digital Enterprise develops a Power BI adoption plan for the EDP Group.


EDP achieved significant efficiency gains in the Group’s various Business Units. Singularity DE designed the corporate architecture for implementing Microsoft Power BI, elaborated the maturity diagnostics, implemented the necessary Quick Wins and created a manual of good practices for EDP employees.

(Versão Portuguesa)

Singularity Digital Enterprise desenvolve plano de capacitação em Power BI para o Grupo EDP

  • A EDP obteve ganhos significativos de eficiência nas várias Business Units do Grupo.
  • A Singularity DE desenhou a arquitetura corporativa de implementação do Microsoft Power BI, elaborou os diagnósticos de maturidade, implementou os Quick Wins necessários e criou um manual de boas práticas para os colaboradores da EDP.

6 de janeiro de 2021 – A Singularity Digital Enterprise, empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços nas áreas da Data Science, IA e Machine Learning desenvolveu um plano de capacitação para a exploração e visualização de dados do Grupo EDP. A implementação da ferramenta Microsoft Power BI na EDP veio criar uma maior eficiência de trabalho e rapidez nas tomadas de decisão dentro do grupo, nas suas várias unidades de negócio.

No seguimento da sua política de transformação digital, a EDP decidiu adotar a ferramenta Microsoft Power BI da Microsoft como solução corporativa que ajuda a explorar e a visualizar dados de suporte à tomada de decisões de negócio mais rápidas e eficientes.

A adoção desta solução teve como objetivo desenvolver soluções rápidas de exploração e apresentação de dashboards para proporcionar uma tomada de decisão informada às várias Business Units do Grupo EDP e uma mudança na forma de analisar, visualizar e reportar os múltiplos indicadores de negócio dentro do grupo.

A Singularity Digital Enterprise (Singularity DE) foi desafiada pela Digital Global Unit do Grupo EDP a juntar-se a este projeto ambicioso e apresentar uma estratégia de capacitação da EDP em Microsoft Power BI com o objetivo de acelerar a adoção desta ferramenta baseada nas melhores práticas do mercado.

Desta forma, a Singularity DE delineou o seguinte plano de ação:

  • Desenho da arquitetura corporativa de implementação do Microsoft Power BI.
  • Elaboração de diagnósticos sobre o nível de maturidade a 10 Business Units na adoção do Microsoft Power BI.
  • Adoção de Quick Wins com a implementação de “Power BI’s in a Box”, uma solução proprietária da Singularity DE que garante uma rápida implementação com resultados imediatos para o negócio.
  • Criação de um manual de boas práticas, o Power BI Eletronic Booklet para todos os colaboradores.

A Singularity DE recorreu à sua filosofia de “get things right and deliver on time and budget”, ao entender as necessidades reais e específicas dos vários intervenientes do Grupo EDP e devolvendo de uma forma rápida e eficaz soluções de alto valor para o negócio.

O objetivo da EDP foi cumprido com todas as equipas envolvidas a terem acesso aos mesmos dados, de uma forma rápida, acessível e intuitiva de forma a retirarem mais e melhores insights para uma tomada rápida de decisões. A organização obteve ganhos significativos de eficiência nas várias Business Units do Grupo.

Declarações da EDP, Microsoft e Singularity Digital Enterprise

De acordo com José Ferrari Careto, Digital and IT Officer, do Grupo EDP “A Singularity DE garante que o que é complexo pode ser apresentado mediante visualizações ricas e inteligentes. Além disso, a equipa da Singularity DE entende as nossas necessidades de negócio e cria e acrescenta valor ao nosso trabalho (seja em projetos complexos ou em quick wins). São um dos nossos parceiros preferidos para lidar com os desafios do Power BI (entre outras ferramentas da Microsoft).”.

Também Manuel Dias, National Tecnhnology Officer da Microsoft Portugal se pronunciou sobre o resultado alcançado “Numa altura que que as competências digitais assumem um papel fundamental nas organizações, a capacitação da EDP em ferramentas analíticas poderosas como o Power BI, demonstra uma aposta estratégica visando uma organização mais inteligente, mais eficiente e sobretudo preparada para os desafios futuros, onde a informação será absolutamente estruturante.”

Já Pedro André Martins, CEO e fundador da Singularity DE mencionou que: “Saber que o nosso trabalho teve um impacto positivo e transformador na eficiência do trabalho do Grupo EDP e na rapidez da tomada de decisão dos seus vários gestores é uma satisfação para nós e uma garantia que as nossas soluções criam valor junto dos nossos clientes”.